Dia de Arafat

6 - 7 de Junho, sexta-feira – sábado

Dia de Arafat
© ShutterStock
O Dia de Arafat é um dos dias mais importantes e sagrados do Islão, que ocorre no 9º dia do mês de Dhul-Hijjah, de acordo com o calendário lunar islâmico. Este dia antecede os feriados principais do Eid al-Adha e desempenha um papel fundamental na peregrinação islâmica - Hajj.

Significado do dia
O Dia de Arafat está associado a acontecimentos da vida do Profeta Maomé. Segundo as tradições islâmicas, foi neste dia no Monte Arafat, na Arábia Saudita, durante a última peregrinação do profeta, que foi entregue a sua famosa mensagem de despedida. Nele, o profeta disse: “Hoje completei a tua religião para ti e estou satisfeito por teres aceite o Islão como religião”.

Para os peregrinos que estão em Meca neste dia, o Dia de Arafat é o culminar do Hajj. Reúnem-se no Monte Arafat, onde rezam, pedem perdão a Allah e pedem bênçãos para si e para os seus entes queridos. Este é um dia de arrependimento e oração, em que os crentes pedem perdão pelos seus pecados e se esforçam por se purificarem espiritualmente.

Tradições e rituais
Peregrinação ao Monte Arafat. Para os muçulmanos de Meca, este é o dia do rito mais importante do Hajj. Os peregrinos passam o dia no Monte Arafat em oração e arrependimento, pedindo perdão a Alá e orando pelos seus pecados.

Rápido. Para os muçulmanos que não participam no Hajj, este dia é também importante e venerado. Recomenda-se jejuar no Dia de Arafat, pois o Profeta Muhammad disse que jejuar neste dia ajuda a purificar os pecados do ano anterior e do ano seguinte. Este não é um cargo obrigatório, mas é altamente desejável e venerado.

Orações e arrependimento. Neste dia, os muçulmanos de todo o mundo rezam, pedindo perdão, bênçãos e misericórdia a Alá. É também um dia de limpeza espiritual e de renovação da fé.

Dia de boas ações. O Dia de Arafat é um momento para os muçulmanos mostrarem bondade e misericórdia, ajudarem os necessitados, praticarem boas ações e serem gratos por tudo o que Alá deu.

O feriado anterior é o Eid al-Adha. Este dia é uma preparação para o feriado islâmico mais importante, o Eid al-Adha (Festa do Sacrifício), que ocorre no 10º dia de Dhul-Hijjah. Está associado à disposição dos muçulmanos para sacrificar por causa de Allah, como fez o profeta Ibrahim (Abraham), que estava pronto a sacrificar o seu filho para cumprir a vontade de Allah.
Dia de Arafat – dias restantes: 154. Criar Contagem regressiva para eventos

Dia de Arafat em outros anos

Dia de Arafat em outros países

Este site usa cookies. Ao continuar utilizando o site, você está de acordo com a nossa política de utilização de cookies.